quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

ESPORTE E LAZER PARA CRIANÇAS E JOVENS

A Prefeitura de Capinzal do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, promove no município importantes ações com a escolinha de futebol de  base. As atividades são desenvolvidas na cidade, no Campo do Bolinha, e também no Estádio Municipal Antonio Alipio.

JUSTIFICATIVA


A educação é base do equilíbrio social e da cidadania. A formação dos cidadãos começa na infância e precisa ser bem orientada para que se desenvolvam na adolescência e juventude se solidificando assim na fase adulta. Portanto, as iniciativas da escolinha buscam oferecer oportunidades e experiências positivas e saudáveis, assim como despertar talentos às crianças de Capinzal do Norte e Município.


Entre as camadas sociais menos favorecidas, as dificuldades na formação do cidadão se potencializam, em virtude da falta de oportunidades, da discriminação e de outros fatores.

O esporte, especificamente o futebol, integrador social por excelência, amenizador de conflitos sociais, aquecedor da economia local e provedor direto e indireto de empregos, foi o mecanismo encontrado pela escolinha de futebol em questão, para contribuir na formação de cidadãos plenos e conscientes de suas responsabilidades.

 



OBJETIVO GERAL


Descobrir talentos no mundo futebolístico, juntamente com trabalho social, elevando a auto-estima e conscientizando os mesmos à plena cidadania.
Temos hoje questões sociais que interferem significativamente na qualidade de vida de nossas crianças, afetando diretamente o desenvolvimento escolar e social. O esporte é um dos meios mais viáveis e eficazes para o desenvolvimento psico-social da criança em questão.

    Sendo assim, desenvolvemos o Projeto Social: Escolinha de Futebol em parceria com a secretaria de esportes, que envolve crianças com idade 6 a 20 anos, moradoras de toda a cidade e município, com o intuito de promover a prática esportiva, educacional, o desenvolvimento físico, psicológico e social, de maneira saudável, orientada e com acompanhamento técnico.

 OBJETIVOS 

– Promover o intercâmbio social, a autonomia e a solidariedade através do futebol;
– Promover o aprendizado em grupo, a cooperação e a parceria;
– Incentivar o futebol como alternativa às drogas e tempos ociosos, estimulando à vida saudável e prevenção de doenças;
– Proporcionar a oportunidade à participação em eventos esportivos e culturais como gincanas, festivais, torneios, campeonatos;
– Proporcionar a escolha por condutas adequadas em relação às pessoas e ao ambiente vivenciado;
– Combater a evasão escolar e a repetência;
– Estimular a prática regular de atividades físicas;
– Promover a descontração e o relaxamento físico e mental;
-Estimular o trabalho em grupo e a convivência comunitária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário