quinta-feira, 2 de março de 2017

JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO O CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

O Centro de Referência de Assistência Social/CRAS. É uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS nas áreas de vulnerabilidade e risco social nos territórios de sua abrangência. É a unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social. Desenvolve obrigatoriamente o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família/PAIF, além de fazer a gestão da rede socioassistencial do território que oferta os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/SCFV.
 E hoje recebeu o Secretário de Assistência Social Márcio Pedro e o Adjunto Dilson Gonçalves, para dar início aos trabalhos como: Psicológico e Social.

Quem pode procurar os serviços?
Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência do CRAS, em especial:
- Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benéficos socioassistenciais (Bolsa Família, benefício de Prestação continuada, etc.)
-Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas
-Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros
-Pessoas com deficiência ou idosos em situação de vulnerabilidade e risco social

Principais ações:
Acompanhamento familiar; visita domiciliar; orientação e encaminhamento; grupos de famílias; atividades comunitárias; informação, comunicação e defesa de direitos; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; cadastramento socioeconômico; fortalecimento das redes sociais de apoio, encaminhamentos para acesso aos benefícios socioassistenciais (Benefício de Prestação Continuada – BPC e eventuais), etc.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças até 6 anos
Tem por foco o desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco em especial a violência doméstica e o trabalho infantil. É um serviço complementar ao PAIF.
Com as crianças busca desenvolver atividades de convivência, estabelecimento e fortalecimento de vínculos e socialização, por meio de experiências lúdicas, acesso a brinquedos favorecedores do desenvolvimento e da sociabilidade e momentos de brincadeiras fortalecedoras do convívio com familiares. Com as famílias, o serviço busca estabelecer discussões reflexivas, atividades direcionadas ao fortalecimento de vínculos e orientação sobre o cuidado com a criança pequena.


ONDE ENCONTRAR OS CRAS?
Rua Gomes Leitão S/N

                        Em frente ao Clube de Mães
Capinzal do Norte - MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário