segunda-feira, 29 de maio de 2017

ESCOLAS DE CAPINZAL DO NORTE RECEBEM MERENDA ESCOLAR PROVENIENTE DA AGRICULTURA FAMILIAR.

Os alunos de escolas públicas de Capinzal do Norte começaram o ano com uma nova gestão que volta os olhos para o progresso, e em parceria com a Secretaria de Agricultura vem garantindo um reforço de alimentos da agricultura familiar para as escolas do município.
"Ao mesmo tempo em que incrementa a oferta de produtos para as instituições que mais precisam, o programa fortifica as cadeias produtivas da agricultura familiar", afirma o secretário de agricultura Cristiano Rimá. " O convênio também colabora para a garantia da segurança alimentar e nutricional dos estudantes", acrescenta.
Se antes as crianças se alimentavam com enlatados cheios de conservantes e comidas processadas, sobretudo por causa do poder das grandes indústrias de alimentos, hoje é possível ver no prato delas frutas, hortaliças, verduras, dentre outros produtos saudáveis, inclusive regionais, que se perderam nos hábitos locais. 
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das iniciativas do Governo Federal mais bem vistas pelos agricultores e agricultoras familiares do país. Vários estudos apontam para diversos avanços no meio rural em função desta iniciativa, mas nem por isso os atores sociais envolvidos deixam de apresentar críticas visando seu aprimoramento.


Com o PNAE todos os alunos da educação básica matriculados em escolas públicas, são atendidos com recursos financeiros da União por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Programa foi implantado em 1955 com objetivo de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e melhoramento do rendimento escolar dos alunos, assim como a formação de hábitos alimentares saudáveis. A partir de 2009, com a Lei nº 11.947, 30% do valor foram direcionados à compra direta de produtos da agricultura familiar. 
ASCOM (Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário