sexta-feira, 12 de maio de 2017

SECRETÁRIO E ADJUNTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CAPINZAL DO NORTE PARTICIPAM DE REUNIÃO PARA IMPLANTAR OU REGIONALIZAR O CREAS.

O Secretário de Assistência Social Márcio Pedro e o Adjunto Dilson Gonçalves participaram de uma reunião com NETO EVANGELISTA para implantação ou regionalização do  Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto etc.

Por seu caráter de serviço social, que reintegra pessoas à sociedade, o Creas também faz parte do Plano Brasil Sem Miséria ao contemplar pessoas em situação de extrema pobreza. Atualmente, o País conta com 2.155 unidades espalhadas pelo território.
O serviço tem como foco a família e a situação vivenciada. O Creas atua dando à família o acesso a direitos socioassistenciais. Além disso, busca a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.
Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
Os Creas podem ter abrangência tanto local (municipal ou do Distrito Federal) quanto regional, alcançando, neste caso, um conjunto de municípios, de modo a assegurar maior cobertura e eficiência na oferta do atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário