terça-feira, 24 de outubro de 2017

ASSISTÊNCIA SOCIAL: 10 meses de lutas e conquistas.

O Assistente Social é um profissional de caráter interventivo que atua no conjunto de desigualdades sociais e que buscam garantir a execução das políticas públicas e dos direitos dos cidadãos. Capinzal do Norte antes tinha um serviço de assistência ausente pois a população sempre que buscava uma informação acabava desistindo por não ter a resposta necessária. Ao tomar posse o novo governo tratou de acabar com esse problema pois o prefeito André Portela assumiu a pasta durante um bom tempo e conhecia de perto os anseios da população, nomeou para o cargo Marcio Pedro, e hoje o trabalho da Assistência Social, CRAS, e o  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tem mostrado toda a capacidade de lidar com o público que buscam os serviços oferecidos.

A Assistência Social quando se trata de programas e população tem se mostrado bastante atuante, logo no primeiro mês de trabalho uma equipe se deslocou até o Povoado Santa Cruz, fazendo cadastros, recadastramento e buscando formas de deixar a população local por dentro dos direitos que lhes é oferecido por lei.
Um dos serviços oferecidos no povoado Santa Cruz foi o CadÚnico.
Para que serve o CadÚnico: Serve para que as famílias de baixa renda possam acessar serviços, programas e benefícios sociais da Política de Assistência Social e outras políticas públicas dos Governos Municipal, Estadual e Federal. Com o Cadastro Único, o governo fica sabendo quem são e como vivem as famílias, quais são as principais dificuldades que a família enfrenta e como pode melhorar as condições de vida dos cidadãos.
Quem pode se cadastrar: Famílias com renda de até três salários mínimos ou renda per capita (por pessoa) até meio salário mínimo.
Como se cadastrar: para se inscrever no Cadastro Único, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por declarar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa, chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF), deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher.
Diversos outros programas são oferecidos pela Assistência Social, vejam quais são e como funcionam: Os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos – SCFVE, integra a Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social – SUAS e é ofertado para complementar o trabalho social que é realizado com as famílias no Serviço de Proteção e Atendimento às Famílias – PAIF e no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos – PAEFI. O SCFV realiza atendimentos em grupos e oferece atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
O prefeito André Portela pediu toda a atenção e carinho com a população pois a Assistência Social é uma pastas que trabalha diretamente com a população seja para se cadastrar, tirar dúvidas e participar de programas sociais oferecidos pelo governo federal, estadual e municipal.
As ações da secretaria não param no ultimo dia 18/10 a secretaria realizou um mega evento em comemoração ao dia do idoso, lanches, sorteios e muitos exercícios físicos deixaram os participantes mais ativos e no final um forró bem arrochado pra ninguém ficar parado.
O secretário  de Assistência Social, Márcio Pedro, ressalta a importância da presença da população. “O envolvimento popular é fundamental na realização de políticas públicas e na garantia de direitos socio-assistenciais para o município, na busca pela qualidade e acesso aos serviços”, comenta a secretário. O Secretário ainda afirma que “os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos são fundamentais, já que promovem uma intervenção social planejada, criando situações para desafiar, estimular e orientar os usuários na construção de sua história de vida. Daí a necessidade de capacitar os servidores, pois o alvo principal de todas as ações do Poder Público é o cidadão. É ele quem merece um bom atendimento. Assim, a capacitação continuada é fundamental para que o usuário, lá na ponta, receba este bom atendimento. Nosso objetivo é que eventos como este ocorram com frequência, de modo que o servidor esteja preparado para os desafios do cargo que ocupa”, completou.
Prefeitura Municipal
Capinzal de Todos Nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário