quarta-feira, 29 de novembro de 2017

SILMARA ALMEIDA, VALÉRIA MOREIRA E REGINALDO, REALIZAM PALESTRA SOBRE O NOVEMBRO AZUL PARA FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA PÚBLICA DE CAPINZAL.

O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, onde o Brasil todo faz diversas ações voltadas para a saúde do homem e orientações para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, este, um dos principais causadores de mortes dos homens brasileiros. O câncer de próstata no Brasil é o segundo tipo de câncer mais comum no homem e sexto tipo mais comum no mundo todo, o que reflete cerca de 10% do total de cânceres.

Valéria, Silmara, Sandra
Pensando nesta campanha tão importante para a sociedade, A Assistente Social do NASF Silmara Almeida, A Secretária da Mulher Valéria Moreira e o Representante do Hospital São José Reginaldo “Quarentinha” ministraram uma palestra sobre a saúde do homem e conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, câncer de pênis e boca,  pois segundo dados oficiais, a chance de cura é bem alta nos casos em que a doença é descoberta de forma precoce.


A palestra aconteceu na sede do Departamento de limpeza pública de Capinzal e contou com a presença de funcionários do setor, do diretor Gilmar Godô, da adjunta da secretaria da mulher Sandra e do Vereador João Brito. Os objetivos desta palestra foi de orientar e conscientizar os colaboradores de uma forma dinâmica e objetiva, ou seja, levar a informação com uma abordagem que seja simples e clara para que todos os participantes, independente de classe social, possam entender e interagir em nossas apresentações. Podemos destacar como principais objetivos desta palestra: Promover a conscientização quanto ao controle do câncer de próstata reforçar a orientação sobre a importância do diagnóstico precoce quebrar mitos e tabus em relação ao câncer de próstata abordar sobre a importância da boa alimentação e prática de atividade física Discorrer sobre fatores de risco: obesidade, ingestão de álcool e tabagismo.

Silmara Almeida Assis. Social do NASF
Lembrando que a prevenção deve fazer parte da rotina dos homens e mulheres. “No caso dos homens, os exames preventivos servem para verificar se existem alterações que precisam fazer com que o paciente seja acompanhado periodicamente com medicamentos e, no futuro se for o caso, com algum procedimento de cirurgia”. Quando diagnosticado na fase inicial o câncer de próstata apresenta mais de 90% de chances de cura.

Os exames recomendados são o PSA (Prova do Antígeno Prostático), o toque retal, exames de urina, ultrassonografia da próstata e endoscopia urinária. O homem com idade a partir de 45 anos tem a oportunidade de fazer os exames preventivos do câncer de próstata por meio do exame, avaliados os riscos e é possível fazemos um diagnóstico precoce do câncer de próstata, que na fase inicial pode ser tratado e curado.
Depois da palestra e conhecimentos adquiridos foi servido um belíssimo café da manhã aos presentes no evento.



FOTOS


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário