quinta-feira, 7 de junho de 2018

ALUNOS E PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAL E ESTADUAL DE CAPINZAL DO NORTE, PERCORREM TRILHA ECOLÓGICA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE.


Na manhã desta quinta-feira, 07 de junho, o Secretário de Meio Ambiente Elcias Chagas e sua Adjunta Maria Antônia, juntamente com professores e professoras da rede Estadual e Municipal, fizeram o percurso da trilha na reserva da EFAC - Escola Família Agrícola de Capinzal do Norte, com paradas para palestras e aulas práticas, tendo como palestrantes: Elcias  e Valdecy Lima Silva. A pauta principal foi a degradação do meio ambiente, pois o homem tem causado danos, ocasionando riscos à própria sobrevivência, onde a diversidade biológica deve ser preservada.   
Durante a caminhada, discussões importantes se abriram, sobre a poluição do ar, solo, água; como também sobre o desmatamento, diminuição da biodiversidade e da água potável, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e florestas, extinção de animais, dentre outras coisas.
O Secretário de Meio Ambiente, Elcias Chagas ressaltou que: “ Há muito tempo, existe uma grande preocupação da população em geral sobre o meio ambiente, porém, uma das maiores preocupações é o destino do lixo doméstico. Todos devemos buscar meios de dar um destino certo ao lixo, abraçando a coleta seletiva e a reciclagem, como alternativa para a redução do volume de lixo”. 
O professor Valdecy ressaltou que: “Um grande causador também de destruição do meio ambiente são as famosas queimadas, pois causam desmatamento e vários outros danos à natureza. Não tendo as árvores, os pequenos animais ficarão sem habitat, indo a procura de sobrevivência nos centros urbanos, além de tirar a moradia e a vida dos animais, as queimadas causam destruição do solo, tirando-lhe a fertilidade. No sentido de mudarmos esse quadro, devemos nos conscientizar, e, conscientizar também outras pessoas ao nosso redor, para que todos tomem atitudes corretas e não se jogue mais o lixo em qualquer lugar”. 
Assim, foi feito o percurso da trilha, com muito aprendizado, fechando com um momento de lazer com a presença de todos.
Veja abaixo a fotos do passeio.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário