quarta-feira, 19 de setembro de 2018

CAPINZAL DO NORTE: TOMARAM POSSE HOJE A NOVA EQUIPE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE.


Na manhã de hoje (19), foram empossados a nova equipe do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Capinzal do Norte, quem ocupa a função de presidente agora é o Diretor do Hospital São José, Rivanilson Rodrigues Galeno (Riva  Amaral), tendo como vice-presidente, Raimundo Batista Filho, 1º Secretário Douglas da Cruz Nascimento, 2º Secretário Valdo Sousa Barbosa e como Secretária executiva Flávia Naiana Viana Gomes. O Conselho Municipal de Saúde de Capinzal do Norte desenvolve a formação e controle de estratégias de políticas de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, em caráter permanente e deliberativo.
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, com o objetivo de propor estratégias, controlar a execução das políticas de saúde e efetivar a participação da comunidade na gestão do Sistema. Possui caráter permanente e deliberativo, com funções normativas, fiscalizadora e consultiva.

Uma das partes do conselho é formada pelos representantes do governo, trabalhadores de saúde e prestadores públicos e privados conveniados/contratados para prestação de serviços de saúde e a outra parte formada por representantes de usuários.
A estrutura básica do Conselho Municipal de Saúde é constituída por um Colegiado Pleno, composto pelo conjunto de conselheiros; e uma Secretaria Executiva, composta por membros da Secretaria de Saúde e do próprio CMS, com apoio técnico e administrativo de profissionais ligados às entidades integrantes.
Dentre as diversas atividades, a cada quadrimestre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde de Capinzal também promovem a Audiência Pública da Saúde, quando são apresentados os demonstrativos da aplicação financeira, bem como a produção de serviços e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Saúde no período.
A participação nesses encontros é aberta a todo e qualquer cidadão, bem como a associações, conselhos e classes representativas da população.








Nenhum comentário:

Postar um comentário