sexta-feira, 30 de novembro de 2018

CAPINZAL DO NORTE: HOSPITAL MUNICIPAL SÃO JOSÉ, REALIZA DIA “D” NO ENCERRAMENTO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL: INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO COMO MAIORES ALIADOS.


A Prefeitura Municipal de Capinzal do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, realizou hoje (30) pela manhã, o Dia D do movimento Novembro Azul. O evento teve início, às 08:00 da manhã no Hospital Municipal São José. O Novembro Azul é realizado durante todo mês e conta com uma série de ações visando à prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Além do foco principal da Campanha, são abordados vários temas relacionados à Saúde do Homem, como a prevenção dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, orientações para hábitos saudáveis, alimentação, atividade física, entre outras ações.
Celebrada nacionalmente, a campanha segue a diretriz da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH), que promove ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde e tipos de gestão de Estados e Municípios.
É importante frisar que a relação do Novembro Azul com câncer de próstata é uma forma equivocada de pensar que somente quanto estivermos com cinquenta anos ou mais devemos procurar fazer consultas e exames. A proposta da saúde  integral  do homem diz respeito a tudo que envolve a pessoa, além de estar ligada à maneira que construímos a relação de cuidado.  No senso comum percebemos que os homens são bem menos cautelosos. Em questão de sensibilidade, as mulheres desenvolvem muito mais cedo que o homem”, destacou o médico palestrante Luís Lemos .
O Diretor do Hospital Riva Amaral, A Assistente Social Patrícia Moura, Reginaldo (Quarentinha) o Dr. Luis Lemos, A Diretora do Departamento da Mulher, Valéria Moreira e a Vereadora Drª. Regi falaram aos presentes que logo depois receberam um delicioso café da manhã.
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, foram decoradas especialmente alusiva ao movimento, e seguem com a entrega de materiais informativos com orientações sobre a Saúde do Homem. “A resistência em cuidar da saúde por parte da maioria dos homens acaba se tornando um agravante, porque quando algum problema é detectado, muitas vezes já se encontra em estágio avançado, o que torna o tratamento bem mais difícil. Diante desses fatores, intensificar cada vez mais as ações de prevenção é essencial”, disse o diretor do Hospital Municipal, Riva Amaral.
 O Novembro Azul é um movimento mundial de mobilização de prevenção do câncer de próstata realizado todos os anos, com a finalidade de conscientizar os homens sobre a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce da doença, a segunda causa de morte por câncer entre homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chance de cura.
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura Municipal
Capinzal de Todos Nós
FOTOS DO EVENTO

















Nenhum comentário:

Postar um comentário