terça-feira, 2 de abril de 2019

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZARÁ A IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM CAPINZAL DO NORTE.


A Secretaria Municipal da Saúde juntamente com o Conselho municipal de Saúde realizará no dia 10 de abril, no auditório da prefeitura municipal, a 9º Conferência Municipal de Saúde. Neste ano a temática do encontro será “Democracia e Saúde:  terá carga horária de 10 horas. E terá por finalidade reorganizar o modelo de atenção à saúde através da discussão dos problemas de saúde do município e da proposição de diretrizes para atualizar o Plano Municipal de Saúde.
A conferência tem como objetivo principal envolver a população na construção de um SUS mais democrático e eficaz. Além disso, a conferência irá traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no município.
O tema principal da 9ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A participação da população é muito importante. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde; dando subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.
Em conversa com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Riva Amaral, explicou que toda população, deve participar da conferência. “É um evento novo na nossa cidade, e quero aproveitar a oportunidade para convidar a população a participar desse momento histórico em que traçamos metas para nosso futuro”, falou.
A secretária executiva do conselho Flávia Naiana frisou que: “A conferência também vem de encontros com a necessidade de formular propostas no âmbito dos municípios, dos estados e da União e elaborar um relatório final, nos prazos previstos no regimento. Nas conferências municipais serão eleitos, de forma paritária, os delegados e as delegadas que participarão da Etapa Estadual”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário