segunda-feira, 16 de setembro de 2019

FILHO DE CAPINZAL DO NORTE, JADIEL FRANÇA É ORDENADO DIÁCONO DA IGREJA CATÓLICA.


O termo “diácono” aparece no Novo Testamento com quatro significados. O primeiro é aquele da linguagem comum: “aquele que serve alguém” (Mc 9,35; Jo 2,5). O segundo é a apresentação de Cristo como servo do Pai (Mc 10,45; Lc 22,27). O terceiro está ligado a todos os cristãos, visto que eles são servos de Cristo e de seu Pai (Jo 12,26; ICor 3,5). O quarto sentido está ligado a um determinado cargo e função na Igreja Primitiva (Fl 1,1; ITm 3,8). Este último significado é aquele que corresponde à origem da ordem do diaconato.
O seminarista Jadiel Batista de França foi ordenado diácono da Igreja Católica em uma missa solene, no domingo, 15 de setembro, 10h, no Ginásio Poliesportivo municipal de Lago Verde (MA). Aos 26 anos, o jovem recebeu das mãos do bispo diocesano de Bacabal, Dom Armando Martín Gutiérrez, FAM, o grau do diaconato.
Conheça um pouco da biografia de Jadiel Batista de França. 
Filho de João Simão de França e Maria Dalva Batista de França, nasceu em Lima Campos, mas residiu na maior parte no Povoado Santa Rosa, município de Capinzal do Norte, Paróquia São Sebastião.
Ingressou no seminário propedêutico em Bacabal no ano de 2009, e em 2010, foi para São Luís (MA), onde cursou filosofia e teologia. Atualmente, desde 2018, realiza seu estágio pastoral na Paróquia São Francisco de Assis, em Lago Verde (MA).
Pela imposição das mãos do bispo de Bacabal, Dom Armando Martín Gutiérrez, e a prece da Igreja reunida no Ginásio José Reinaldo Tavares (Paróquia São Francisco de Assis) em Lago Verde (MA), o seminarista Jadiel Batista de França foi ordenado diácono transitório da Igreja de Bacabal, no domingo, dia 15 de setembro. O diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, que se dedica aO serviço do povo de Deus na caridade, na palavra e na liturgia. Com a ordenação, o neo-Diácono dá um novo passo em direção ao sacerdócio.
Na celebração, o seminarista expressou seu desejo de assumir o ministério diaconal, seu compromisso com o povo e de proclamar a fé com palavras e atos. "É na ordenação diaconal que o futuro sacerdote assume também o compromisso de guardar o celibato, perseverar no espírito de oração, obediência ao bispo e imitar o exemplo de Cristo". Conclui o Diácono Jadiel França.










Nenhum comentário:

Postar um comentário