sexta-feira, 27 de setembro de 2019

SETEMBRO AMARELO: CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SUICÍDIO É REALIZADO NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO EM CAPINZAL DO NORTE.


Nesta semana as escolas Bandeirantes, anexo do estado (EJA) e municipal e a escola Nossa Senhora de Fátima receberam palestra sobre a Campanha de combate ao suicídio. Campanha Nacional “Setembro Amarelo” – mês de fortes debates e prevenção ao suicídio, depressão e transtornos associados, a Prefeitura Municipal de Capinzal do Norte, através das Secretarias de Saúde, Educação, Juventude e Assistência Social, vem realizando uma série de palestras voltadas ao tema: “Juntos pela vida, Falar é a melhor solução”. Neste ano, o principal foco será nas Escolas Municipais e Estadual de Capinzal.
 “Abordar temas relacionados à saúde mental se faz necessário e urgente. Infelizmente, temos tido uma incidência nos casos de suicídio, em todo o país. Fator preocupante, que precisa de mobilização e grande atenção. A depressão e demais doenças relacionadas não escolhem religião, classe social, raça. É por isso que precisamos nos unir levantando questões, que até então, eram tratadas como “tabu”. Precisamos  reagir. É claro que precisamos tratar tais serviços de maneira responsável, cuidadosa e eficaz. Neste ano, vamos focar em nossos alunos, levando esse debates e serviços até as Escolas(municipais e estadual), esclarecendo dúvidas, ouvindo os alunos e estimulando a busca por tratamentos específicos nos casos necessários”, explica a Psicóloga Silvana Almeida
Durante os encontros, serão tratados temas como: bullying, ansiedade, depressão, dependência química e autolesão, com a presença de equipe multidisciplinar da saúde. A depressão é a principal causa do suicídio. Um mal silencioso, pois a maioria das pessoas foge do assunto por medo ou por não saber como ajudar o colega que precisa de apoio. Trazer um tema tão delicado como este debate é difícil, porém imprescindível.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário